Páginas

03/11/2015

Técnica para Restaurar Tela

O procedimento básico de toda restauração é retirar a tela dos chassis (aquela parte de madeira que prende a tela), fazer o teste de solubilidade da tinta para fazermos uma datação mais precisa. Isto quer dizer: toda tinta tem um ponto em que ela se desfaz, vira líquido, então temos que saber em que ponto ela vai virar líquido para não estragarmos a pintura, qual o grau de solubilidade, isto é qual solvente usaremos nesta pintura para que não a estraguemos. Ex: se passarmos acetona no esmalte das unhas ele vira líquido e sai no algodão.
Temos diversos solventes para usarmos nas telas que vão desde Querosenes até o éter e Acetonas.
Quanto mais antiga a pintura, ela se dissolve com os solventes mais fortes. Para uma simples limpeza ou conservação devemos usar o mais fraco. Temos também que saber a base em que a pintura foi feita.
Bem, restauração é um trabalho de paciência, método, conhecimento. Temos que antes de mais nada colocarmos uma máscara pois os materiais usados em um restauro são voláteis e nocivos à nossa saúde.
Fazemos o teste do solvente em um cantinho da tela pois corremos o risco de dissolver toda a pintura e não vai ser nada bom isso!

Mas não devemos esquecer que os procedimentos serão diferentes para cada caso.


Clique na imagem para visualizar.